quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Esboço - Ainda Há Tempo Para Voltar



Texto: Lucas 15. 11-24.




Introdução

- Quase todos os dias os jornais trazem notícias sobre algum cidadão honrado e trabalhador que se envolveu com encrencas.De quando em quando ouvimos falar de alguém que antes era grandemente respeitado e que acabou caindo em descrédito.

- Quando isto acontece nos entristecemos quando vemos pessoas perderem um emprego, abandonar sua família ter sua reputação destruída.

- Quando isto acontece com um cristão ainda é pior. É tem acontecido muito.

- Muitas vezes a queda começa lentamente, como: Começa-se a deixar de realizar o seu trabalho com perfeição como antes.

- Já não se preocupa mais com suas roupas e aparência.
- Já não se preocupa com o pagamento de suas contas em dia. Zanga-se com muito mais facilidade, torna-se grosseiro ou obsceno em sua linguagem e preocupa-se menos com a esposa (marido) e família. Finalmente cai de vez.

- O reino de Deus, a família, a vida honesta, já não têm mais valor algum.Nosso texto de hoje, vemos uma vida assim.

- O Senhor Jesus contou esta parábola por várias razões, mas uma delas foi para mostrar a realidade de que o afastamento de Deus pode acontecer nas melhores famílias e com as melhores pessoas.

- Neste Capítulo, o Senhor fala de três coisas perdidas e achadas: Uma ovelha, uma moeda e um filho.

- A ênfase e mostrar que se há a realidade do desvio da fé há também á possibilidade do caminho de volta.

- Vamos pensar neste maravilhoso texto e enquanto o estudamos e analisamos, façamos uma reflexão honesta, sincera e urgente, perguntando a nós mesmos: Estou eu no caminho? Desvie-me um pouco? Desviei-me muito? Estou completamente afastado de Deus? Nem conheço Deus?

E então, após nossa reflexão, não desperdicemos a propícia oportunidade de fazer o caminho de volta, caso seja necessário e enquanto Jesus ainda não voltou.

I – Primeiro: Sinais Que Caracterizam um cristão que se desviou. V11-13.

- Um jovem desviou-se do caminho neste texto. Que triste. Que decisão tola. Mas ele fez.

- E não é incomum isto em nossos dias também, especialmente hoje, quando vivemos a cultura do: “Cada um faz o que bem entende com sua vida”. Ouvi isto de uma mãe sobre suas duas filhas de 7 e 8 anos esta semana.

- “As piores dificuldades de um indivíduo começa quando ele tem a possibilidade de fazer o que bem entende”. Thomas Huxley.

- “Sempre que damos mais valor a coisas do que a pessoas, mais importância ao prazer do que ao dever e nos interessamos mais pelas paisagens distantes do que pelas bênçãos em nosso próprio lar, estamos procurando problemas”. Warren Wiersb.

- Todo crime deixa evidências. Todo desvio também.

Que sinais ou evidências vemos no texto ou na vida de alguém que está se desviando ou que se desviou?

1. A ambição pela ilusão da terra distante brota no coração, contamina a mente e modifica a vida cotidiana. V13. (vida espiritual, família, etc.).

- A ovelha perdeu-se por falta de senso de direção e a moeda foi perdida por falta de cuidado, o filho perdeu-se por obstinação.Qual terra distante tem regado seu coração e mente?
- A insatisfação pessoal sem motivo justo é o primeiro passo para um desvio de caráter, espiritual, moral.

2. Falta de Interesse na Comunhão da família Espiritual. V12.

- A família já não satisfazia mais ao coração daquele jovem. Ele queria algo mais. Novas aventuras, novas experiências, novos prazeres. a BUSCA POR ALGO MAIS.

3. Falta de vontade de congregar (estar junto). V12.

- Em termos espirituais isto é muito perigoso. Se uma pessoa já não mais freqüenta sua igreja com assiduidade. Se já não serve mais com alegria, se apenas tolera os cultos. Eis um sinal de perigo grande.

- Hebreus 10.25 diz: “Não abandonemos a nossa própria congregação, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações, e tanto mais quanto vedes que o dia se aproxima”. Hb 10.25.

- O Dia que se aproxima é o dia da volta de Cristo. Então os crentes devem cuidar uns dos outros para não se desviarem do caminho.

4. Ausência de devoção doméstica ou pessoal.

- Como o filho pródigo não mais participava da comunhão e devoção domestica o distanciamento foi automático e inevitável.

- Qualquer cristão que não tenha vida particular de devoção ao Senhor está pisando em um dos degraus de desvio.

- Jesus ensinou: “Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto, e, fechada a porta, orarás a teu Pai que está em secreto; e teu Pai que vê em secreto, te recompensará”. Mateus 6.6.

- Nossa vida pública inevitavelmente traduzirá a nossa realidade na vida privada. Não andar com Deus na vida doméstica, implicará em não fazê-lo na vida pública também. Conseqüência: Desvio.

5. Nenhuma preocupação com os outros. V12.

- Como o pródigo não se preocupou com o sofrimento do Pai, do irmão, ou mesmo com o que os outros iriam dizer sobre a sua atitude ou sobre seu desprezo à sua família, um cristão que está se desviando passa a não se importar com o que o seu testemunho possa causar negativamente nos outros e mesmo nas manchas que possa causar ao evangelho.

- Jesus disse aos Escribas e Fariseus: “Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que fechais aos homens o Reino dos céus; e nem vós entrais, nem deixais entrar aos que estão entrando”. Mt 23.13.

- Pior do que não levar ninguém com o testemunho ao céu, é impedir que alguns cheguem a Cristo por uma vida incoerente e profana. Este é um sinal grave de desvio.

6. Nenhuma sensibilidade Espiritual. V12.

- Como o filho pródigo não orou e nem buscou a Deus para saber que rumo tomar na vida, e deixou que a cobiça pela terra distante o levasse a ficar sego para a vontade de Deus e surdo para a voz de Deus, o cristão que está desviado ou se desviando já não ora pela vontade de Deus, já não lê a bíblia para conhecer o propósito de Deus para sua vida, já não compartilha de seus planos e pensamentos para o futuro com seus irmãos e já não mais quer esperar pela orientação de Deus e muito menos preocupa-se em fazer o que é certo, não o que é cômodo.

- Estes são os sinais de um cristão que está desviando-se ou já está desviado.

* Ambição pela terra distante.
* Falta de interesse na comunhão cristã.
* Falta de vontade de congregar.
* Ausência do culto doméstico em sua vida.
* Nenhuma preocupação com os outros.
* Nenhuma sensibilidade espiritual.

Seria está sua situação? Pense, pois ainda é possível fazer o caminho de volta.

II – Segundo: Quais os motivos que levam ao desvio de um cristão? 13-14.

- Sem dúvida, o pecado é a causa da maior parte dos graves problemas de nossas vidas.

- O pecado promete liberdade mas traz escravidão, promete sucesso mas traz fracasso, promete vida mas traz a morte.Mas o pecado tem suas facetas, suas armas, suas maneiras de enlaçar. Estes acabam motivando ao desvio.

- Vejamos alguns motivos.

1. Entrega a si mesmo (render-se ás suas fraquezas pessoais). V13.
“Cobiça da sua carne”. (prostituição, egoísmo, desperdício, desejos de coisas a mais que o normal, não aprender a viver contente com o que se tem).

Exemplos de pessoas que entregaram-se aos seus próprios desejos:

- Arão (fraco e flexível chegou a fazer um bezerro de ouro para que o povo adorasse).
- Sansão (Julgou Israel 40 anos e pereceu os braços de uma prostituta).
- Pedro (negou o seu Senhor por três vezes).

Todos eles agiram assim nos momentos de suas vidas em que estavam confiando em si mesmos.

2. Colocar as coisas temporais como mais importantes que as coisas eternas.
“Desperdiçou sua fazenda”.

- Não se preocupar com o futuro aqui e nem lá no céu.

- Paulo escrevendo aos Filipenses 3.20, disse: “Nossa pátria está nos céus”. Nossa pátria celestial deve estar sempre em primeiro lugar em nossa vida e então as demais coisas.

- Jesus ensinou: “Ninguém pode servir a dois Senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amor o outro; ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. Lucas 16.13.

- Se seu coração está dividido em viver sua vida para Deus e viver para você mesmo neste mundo, é hora de repensar. Isto poderá levar você a afastar-se de Deus. Foi o que aconteceu com o pródigo.

3. Amar mais as bençãos do que o abençoador.

- Considerá-las coisas garantidas. O pródigo só tinha herança por que seu pai a conquistara. Mas Ele esqueceu-se disse e a valorizou mais que ao Pai. Pior, achou que era coisa segura e que nunca faltaria.

- Bençãos são coisas preciosas, mas elas são na maioria das vezes passageiras.É tolice amar mais a benção que o abençoador.

- Quantos, por causa de um bom emprego, reuniões familiares sempre nos horários dos cultos ao Senhor, negócios prósperos, namoro, etc., tem se afastado do Deus altíssimo.

- Deus falando através de Moisés em Dt 8.10-14 diz: “Quando, pois, tiveres comido e fores farto, louvarás ao SENHOR, teu Deus, pela boa terra que te deu.Guarda-te para que te não esqueças do SENHOR, teu Deus, não guardando os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus estatutos, que hoje te ordeno; para que, porventura, havendo tu comido, e estando farto, e havendo edificado boas casas, e habitando-as, e se tiverem aumentado as tuas vacas e as tuas ovelhas, e se acrescentar a prata e o ouro, e se multiplicar tudo quanto tens, se não eleve o teu coração, e te esqueças do SENHOR, teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão”.

4. Permitir que a adversidade venha derrotá-lo.

- Pelo que o texto nos mostra, parecia não haver afinidade entre os irmãos e talvez aquele relacionamento aos trancos e barrancos (no fim do texto isto fica mais claro), tenha contribuído para a tomada de decisão errada do filho mais moço. Nunca se deve tomar decisão de cabeça quente. Normalmente a decisão será a errada.

- Asafe escreveu: “Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos. Pois eu tinha inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios”. Sl 73.2,3.

- A Esposa de Jó. Diante da adversidade dela e de sua família, chutou o balde.

5. Más companhias.

- Ambição por uma vida de plena independência. (de Deus e dos outros). “Vivendo dissolutamente”.

- A idéia fundamental de aswtia é: "desperdício ou sobra desordenada; a de aselgeia, ousadia contra a lei e capricho corrupto" (Trench).
- aswtia significa gasto rápido e extravagante, principalmente pela satisfação dos desejos sensuais. Denota um curso de vida libertino, dissoluto.
- Em aselgeiv também está incluída a idéia de libertinagem, freqüentemente de lascividade, mas o pensamento fundamental é o de não contenção, o insolente fazendo qualquer coisa que seu capricho sugerir”.

- Paulo escrevendo aos Coríntios disse: “As más conversações corrompem os bons costumes”. Pv. 22. 24, 25 diz: “Não faça amizade com pessoas grosseiras ou violentas; você poderá pegar os seus maus costumes e depois não conseguirá livrar-se deles”.

- Estes são os motivos dos desvios de muitos:

* Entregar-se a si mesmo.
* Amar mais o presente do que o porvir.
* Apegar-se mais a benção do ao abençoador.
* Achar que benção é coisa garatida.*Deixar que a adversidade determine o rumo da minha vida.
* Más companhias.

III – Terceiro: Qual o futuro de um cristão que se desvia dos caminhos do Senhor. 14-17.

- Perderá a salvação?
- Será punido severamente?
- Escapará impune? Será disciplinado pelo Senhor?
- Poderá encontrar o caminho de volta?No nosso texto em apresso o filho desviado envolveu-se tanto com a vida dissoluta até que perdeu tudo, tudo o que tinha.

- É o que o velho ditado diz: “Quem não ouve conselho, ouve coitado”.

- A vida na terra distante não foi o que o jovem esperou. Seus recursos esgotaram-se, seus amigos o deixaram, veio á fome, e o rapaz foi obrigado a fazer por um desconhecido o que havia se recusado a fazer pelo pai: trabalhar.“Quando Deus é deixado fora da vida, o prazer transforma-se em escravidão, e a alegria em tristeza”.

- Mas o que acontece ao um cristão que se desvia:

1. Não perecerá eternamente. Você percebeu que o filho foi tratado como filho no início, no meio e no fim da história. Ele nunca deixou de ser filho. De igual modo, Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo que, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida”. João 5.24. Note vida eterna. Vida eterna.

- Eterno quer dizer: Que não tem fim. A vida que uma pessoa ganha de presente quando crê, não tem fim.

- O Cristão é:
* Unido a Cristo. Ef. 2.13.
* Uma nova criação. II Co 5.17.
* Completamente justificado. Rm 3.24.
* Batizado no Corpo de Cristo a igreja. I Co 12.13.
* Habitado pelo Espírito Santo. I Co 6.19.
* Selado pelo Espírito Santo. Ef. 1.13.
* Feito cidadão do céu. Fl.3.20.



2. Deve esperar a correção, pois está virá. V14.

“Colhemos o que plantamos nesta vida”. É a lei da semeadura e da colheita. Mas o cristão tem um agravante, além da lei natural da semeadura, ele tem um Pai que é Deus e Deus cuida dos seus filhos.
“E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor e não desmaies quando, por ele, fores repreendido; 6 porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois, então, bastardos e não filhos”.

- Davi é um exemplo de um filho a quem o Pai disciplinou: “Enquanto eu me calei, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado e a minha maldade não encobri; dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado”. Sl 32. 3-5.



3. Sofrerá muitas perdas e desapontamentos. 14-19.

- Por mais que o mundo ofereça coisas aos nossos olhos e opções ao nosso prazer, nunca o ser humano fica satisfeito e um coração insatisfeito leva uma vida de completa decepção. A terra distante para aquele desviado tornou-se o pior lugar do mundo para se viver.O mundo tem frustrado você? Olhe, não vai melhorar enquanto o mundo estiver comandando o seu coração. O melhor que ele vai te oferecer são bolotas de porcos.

4. Poderá morrer prematuramente. “E eu aqui pereço de fome”. V17.

- Paulo diz aos crentes de Corinto que muitos entre eles estavam doentes e fracos e não poucos que dormem (mortos), por causa de pecados tolerados, desvios não tratados. I Co 11.30.

- João escrevendo sua primeira carta diz que há pecados para morte. Que pecado é este que leva a morte? É simples, é o pecado conhecido da pessoa que não é resolvido. Ele acabará levando a morte.

Exemplo:

- Atos 5. Ananias e Safira. Por causa de uma mentira que revelava corações unidos para o mal, sofreram a correção final do Senhor.

- Pv. 29.1. “O homem que muitas vezes repreendido, endurece a cerviz, será quebrantado de repente sem que haja cura”.

5. Ele pode ser totalmente restaurado. V20-24.

- Houve tempo para ele fazer o caminho de volta. Deus está mostrando a todos nós, que se há algum desvio em nosso coração, é possível fazer o caminho e volta. Ainda é tempo. Hoje é o tempo. Agora é a hora.

IV – Quarto: Como fazer o caminho de volta á tempo? 17-21.

- Apocalipse 2.5. “Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres”.

Para isto...

1. É necessário tornar em si.
(voltar a raciocinar Biblicamente). V17. O pecado é maligno. Ele faz a pessoa agir de maneira insana. Só torna em si quem para e pensa seriamente diante de Deus sobre sua vida. Isto se chama Reflexão, auto-contemplação diante de Deus.

2. Deve lembrar-se da sua vida anterior com Cristo (família). V17.

- Se o rapaz tivesse pensado apenas em si mesmo – na fome, na saudade e na solidão, teria entrado em desespero. Mas suas circunstâncias difíceis o ajudaram a ver o pai sob outra ótica, e isso lhe deu esperança. Ele pensou na casa e vida que teve como pai. Se o pai era bom com os servos, talvez se mostrasse disposto a perdoar um filho.

3. É preciso encarar o arrependimento de forma realista. (humildade). V19.

- Arrepender-se significa mudar de idéia. Um dia ele quis ir embora em busca da suposta felicidade, agora ele mudou de idéia por que descobriu que era feliz e não enxergava isto.

4. É necessário renovar sua vida de obediência e Fé. V 18, 19.

- Muitas pessoas estão dentro do templo do Senhor, mas estão servindo mecanicamente. Deus quer mais que isto. Deus quer Generosidade amorosa para Ele.

- Renove sua fé, sua obediência a Deus. 5. É preciso mover-se em direção ao caminho de volta. V20, 21.

- Nossas decisões podem ser nobres, mas a menos que as coloquemos em prática, jamais trarão qualquer benefício permanente. É preciso uma decisão sincera, firme e prática, pois o caminho de volta nem sempre é fácil.

- O pai foi correndo encontrá-lo na entrada da cidade e encontrando-o o abraçou e o levou para casa. Ele havia envergonhado a família e a vila, e de acordo com Dt 21.18-21, deveria ser morto por apedrejamento. Como o pai o abraçou, se os vizinho lançassem pedras sobre ele, acertariam o pai.

- Quando um pecador arrependido, humilhado, volta-se para Deus, Deus o cobre com a sua glória, perdão e restauração.

6. Fazendo o caminho de volta, será restituído pelo Senhor. 22-24.

- O filho não foi tratado com escravo, bastardo ou outra coisa qualquer. Ele foi tratado como filho.

Conclusão:

- Qual a sua situação?
- Onde estás em sua vida espiritual com Deus?
- Quem está comandando seu coração, sua vontade, sua vida?
- A presença de Deus é um lugar onde você tem sido apenas um visitante inusitado?
- Que tal mudar de idéia e voltar ao relacionamento de inteira liberdade de Deus em sua vida?
- Quem tal voltar ao altar do Pai?
- Que tal voltar a ter o reino de Deus como primeiro lugar em sua vida?
- Que tal voltar a uma vida de pleno comprometimento com Deus (cultos, dízimos, serviços, amor com o próximo, oração, leitura bíblica, etc).

Ainda há tempo hoje para o caminho de volta. Volte. Deus está a lhe chamar.Atenda o chamado do Senhor.Amém.



Ref. O Caminho de Volta. Por Ricardo de Haan. IBR 1985.
Última atualização (Ter, 07 de Junho de 2011 09:33)

FONTE: http://www.ibvilateixeira.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=215&Itemid=242

Nenhum comentário:

Postar um comentário