quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Esboço - CRIADOS POR DEUS PARA DOMINAR


"E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra." (Gn.1:27,28)

- O homem foi criado para refletir a imagem de Deus, Seu amor, bondade, caráter, natureza, e reinar sobre toda a Sua criação. O plano de Deus foi traçado com muita perfeição e determinação divina. Tudo foi projetado para o bem de Deus e da humanidade.

-
Deus os abençoou, porém, tendo dotado o homem de livre arbítrio, livre vontade, capacidade de escolha, ele poderia decidir servir a Deus ou escolher servir a si mesmo, servir ao pecado, e isso, traria conseqüências sobre sua vida e de seus descendentes.

"Eis que isto tão-somente achei: que Deus fez o homem reto, mas os homens buscaram muitos artifícios." (Ec.7:29)

- O homem se meteu onde nunca devia ter se metido. Entrou num beco escuro e tenebroso. Entrou na rota do pecado, no caminho de morte. (Rm.6:23)

- Por causa do pecado, de dominador se tornou dominado pelo mal. De livre que era se tornou escravo. Mas em Cristo o cabeça da Nova Criação a humanidade, você e eu fomos devolvidos ao projeto original.

"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (II Cor.5:17)

Agora que somos recriados em Cristo, a ordem divina se mantém atualizada e prioritária para a igreja.

1) Frutificai:

- A Ordem divina de produzir frutos, de frutificar está relacionado em primeiro lugar ao fruto de uma vida transformada por Deus. Produzi, pois frutos dignos do arrependimento. Essa frutificação é o fluir do caráter divino na natureza humana. Somos chamados para frutificar a vida de Deus. Dar frutos da nova natureza.

- Frutificar fala de darmos um bom testemunho. De refletirmos a natureza do Deus santo, puro, e amoroso. De exalarmos o bom perfume de Cristo.

- A frutificação é um sinal evidente do seu crescimento espiritual, moral, e emocional.

- O fruto do Espírito Santo vai ser manifesto na sua vida como resultado do seu crescimento espiritual. Creio que não há frutificação sem crescimento. Primeiro cresce o líder, depois cresce a célula, a igreja. Decida crescer para frutificar abundantemente.

"Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei." (Gál.5:22)

2) Multiplicai-vos:

-
Aqui nos deparamos com uma ordem debaixo de uma palavra de benção. A ordem de Deus para a sua criação é simples. Multiplicai-vos. Deus quer que você se multiplique, que a célula, a igreja se multiplique. Como?

"Então, o levou fora e disse: Olha, agora, para os céus e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua semente." (Gn.15:5)

-
Devemos sair da tenda que nos limita. "Sai da tua tenda ó filho meu." Precisamos olhar para os céus. É tempo de focar a visão nas multidões. A visão celular é de multiplicação.

- Yeshua multiplicou pães e peixes.
"Levantando os olhos para os céus os abençoou."

- Esse ato de levantar os olhos para os céus e abençoar os pães e peixes revela que Ele estava focado em conquistar as multidões. De que maneira? Consolidando.

- A consolidação se deu de forma organizada, se deu com atitudes concretas, Ele os organizou, proveu alimento e os discípulos distribuíram. É dever do líder ter alimento para alimentar o povo.

- Devemos alimentar o povo com a Palavra e estender as mãos para repartir o pão com só que precisam.

3) Enchei a terra, e sujeitai-a:

- Toda a terra precisa ser cheia da glória de Deus para que ela se sujeite ao governo de Deus. Aqui a questão não é só povoar, pois a multiplicação traria esse resultado. A questão é encher com a presença de Deus.

"Porque a terra se encherá do conhecimento da glória do SENHOR, como as águas cobrem o mar." (Naum.2:14)

- Quando a terra for cheia do conhecimento de Deus e da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar, então tudo ficará sujeito ao Senhor.

- Esta expressão como as águas cobrem o mar, aponta para a força e o poder que a Palavra tem de sujeitar e governar todas as coisas.

- Quando a Palavra de Deus cobrir cada aspecto da vida humana, como as águas cobrem o mar veremos o esplendor do nosso Deus em todas as coisas.

Tudo então estará sujeito ao Senhor Deus para Sua glória.

4) Dominai:

- O homem foi criado para ser cabeça e não cauda está por cima e não por baixo, emprestar e não tomar emprestado.

"Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça." (Rom.6:14)

- O pecado faz o homem perder sua posição de governo, de autoridade, mas, graças a Deus que estamos debaixo da graça que nos faz reinar com Cristo.

- O domínio divino é realizado completamente debaixo da graça. A graça é libertadora. A graça é melhor que a vida. A tua graça me basta.

- A ordem de Deus para que o homem dominasse estava condicionada a sua obediência a vontade do Senhor. A graça tinha que prevalecer para que o governo de Deus fosse estabelecido. Ef.2:8,9,10

- Dominai sobre toda a criação. Deus queria que o homem reinasse com Ele sobre as obras de Suas mãos.

- O sonho de Deus continua vivo. Ele quer fazer de você uma pessoa frutífera, um multiplicador de boas novas, de vidas, uma pessoa cheia do conhecimento de Deus para sujeitar esse mundo à vontade do Seu Criador, que o domínio dos céus se estabeleça na sua vida e em tudo.

- Deus abençoe sua vida e que você decida ser exatamente aquilo que Ele planejou.


AUTOR: Escrito por Ap. Afif Arão

FONTE: http://www.renovada12.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário